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Ignição por descarga capacitiva - inconvenientes


Considerando um motor em condições normais de uso, o sistema de ignição por descarga capacitiva não apresenta nenhum inconveniente, mas a rapidez com que a faísca ocorre pode ser motivo de falha no processo de ignição, isto em condições extremamente desfavoráveis e geralmente com o motor em alta rotação, ocasionada principalmente por deficiência na homogeneização da mistura ar/combustível. Convém observar que este fato não é uma deficiência do sistema de ignição por descarga capacitiva e sim um defeito ocasionado por um problema qualquer na carburação, principalmente, e que se tal fato ocorrer em um motor com ignição indutiva a queda de desempenho do motor será muito mais marcante.
Existem alguns sistemas de ignição por descarga capacitiva que geram múltiplas faíscas em cada ciclo, supostamente para evitar a ocorrência de falha na ignição. Apesar deste procedimento ser teoricamente correto, requer uma análise mais apurada: o tempo para a carga do capacitor é muito breve mas demora alguns micro-segundos, tempo variável em função das características do circuito eletrônico da fonte. Na hipótese da primeira faísca não inflamar a mistura ar/combustível, a ocorrência de outra faísca no mesmo ciclo de ignição aumentaria a chance da mistura inflamar-se. A probabilidade é verdadeira, mas o inicio da queima da mistura, neste caso, sofrerá um atraso proporcional à diferença de tempo para a ocorrência da nova faísca. Ou seja, a mistura poderá entrar em combustão mas a geração de potência neste ciclo será menor quando comparado a um ciclo sem falhas, e a potência gerada será tanto menor quanto maior for o atraso no surgimento da nova faísca.
Como as possibilidades de falha no sistema de carburação aumentam quase que em razão direta ao aumento da rotação do motor e os sistemas de ignição por descarga capacitiva que geram múltiplas faíscas limitam esta ocorrência à rotações medianas (em torno de 3.000 rpm), o aumento no custo de aquisição de tais equipamentos não justifica a pretensa vantagem. Outro aspecto negativo de tais sistemas é o elevado consumo elétrico, mesmo em baixas rotações, chegando facilmente, nestas condições, a 15 Ampères. No caso da existência de alguma deficiência na carburação, situação em que, obviamente, poderão ocorrer falhas na ignição, é muito mais racional a correção, pura e simples, do problema na carburação. Em se tratando de motor com sistema de injeção de combustível tal fato deixa de ter importância, por completo.

Outro aspecto digno de nota é quanto a bobina de ignição a ser utilizada com sistemas capacitivos. À princípio, qualquer bobina de ignição pode ser utilizada, sendo o resultado significativamente superior quando comparado a mesma bobina instalada em sistemas indutivos mas, como é de se supor, uma bobina projetada especificamente para este tipo de ignição apresentará os melhores resultados, podendo, inclusive, priorizar a corrente ou a tensão da faísca, em função das características de uso do motor.