Ignição
por descarga capacitiva - inconvenientes
Considerando um motor em condições normais de uso, o sistema
de ignição por descarga capacitiva não apresenta
nenhum inconveniente, mas a rapidez com que a faísca ocorre pode
ser motivo de falha no processo de ignição, isto em condições
extremamente desfavoráveis e geralmente com o motor em alta rotação,
ocasionada principalmente por deficiência na homogeneização
da mistura ar/combustível. Convém observar que este fato
não é uma deficiência do sistema de ignição
por descarga capacitiva e sim um defeito ocasionado por um problema qualquer
na carburação, principalmente, e que se tal fato ocorrer
em um motor com ignição indutiva a queda de desempenho do
motor será muito mais marcante.
Existem alguns sistemas de ignição por descarga capacitiva
que geram múltiplas faíscas em cada ciclo, supostamente
para evitar a ocorrência de falha na ignição. Apesar
deste procedimento ser teoricamente correto, requer uma análise
mais apurada: o tempo para a carga do capacitor é muito breve mas
demora alguns micro-segundos, tempo variável em função
das características do circuito eletrônico da fonte. Na hipótese
da primeira faísca não inflamar a mistura ar/combustível,
a ocorrência de outra faísca no mesmo ciclo de ignição
aumentaria a chance da mistura inflamar-se. A probabilidade é verdadeira,
mas o inicio da queima da mistura, neste caso, sofrerá um atraso
proporcional à diferença de tempo para a ocorrência
da nova faísca. Ou seja, a mistura poderá entrar em combustão
mas a geração de potência neste ciclo será
menor quando comparado a um ciclo sem falhas, e a potência gerada
será tanto menor quanto maior for o atraso no surgimento da nova
faísca.
Como as possibilidades de falha no sistema de carburação
aumentam quase que em razão direta ao aumento da rotação
do motor e os sistemas de ignição por descarga capacitiva
que geram múltiplas faíscas limitam esta ocorrência
à rotações medianas (em torno de 3.000 rpm), o aumento
no custo de aquisição de tais equipamentos não justifica
a pretensa vantagem. Outro aspecto negativo de tais sistemas é
o elevado consumo elétrico, mesmo em baixas rotações,
chegando facilmente, nestas condições, a 15 Ampères.
No caso da existência de alguma deficiência na carburação,
situação em que, obviamente, poderão ocorrer falhas
na ignição, é muito mais racional a correção,
pura e simples, do problema na carburação. Em se tratando
de motor com sistema de injeção de combustível tal
fato deixa de ter importância, por completo.
Outro aspecto
digno de nota é quanto a bobina de ignição a ser
utilizada com sistemas capacitivos. À princípio, qualquer
bobina de ignição pode ser utilizada, sendo o resultado
significativamente superior quando comparado a mesma bobina instalada
em sistemas indutivos mas, como é de se supor, uma bobina projetada
especificamente para este tipo de ignição apresentará
os melhores resultados, podendo, inclusive, priorizar a corrente ou a
tensão da faísca, em função das características
de uso do motor. |