|
PRÁTICA
- selecione o item desejado
|
Dizem os minimalistas que a função do
automóvel é deslocar uma ou mais pessoas do ponto A para
o ponto B. Nada mais lógico. Só que tem sempre alguém
querendo fazer isso mais rápido que os outros!
Podemos até dizer que as competições foram inventadas simultaneamente aos automóveis pois, bastou que dois deles estivessem montados e funcionando, para que seus proprietários ou inventores ficassem bolando um jeito de mostrar melhor performance. Sem dúvida alguma muitas das idéias hoje aplicadas nos automóveis surgiram em pequenas oficinas, por pessoas curiosas e decididas, que não se contentavam em simplesmente trocar ou ajustar peças, da mesma forma que os proprietários dos veículos não se mostravam contentes em ter um carro igual ao estacionado na esquina. Como a maioria dos mecânicos e proprietários eram homens, nada melhor que mexer em peças íntimas... dos motores é claro, como cabeçotes, pistões, carburadores e outras pecinhas mais. E quem pensa que os grandes avanços aconteceram em uma sala insípida, cheia de gente maluca metida em jalecos brancos, está muito enganado. Eles aconteceram em oficinas, muitas vezes de fundo de quintal, com um ou outro maluco, vestindo macacões sujos de graxa. É só ver a história dos grandes fabricantes ou preparadores de automóveis. Em pouco mais de cem anos da existência do automóvel muita coisa mudou, porém, se olharmos o passado vamos ver que quase tudo existe há um bom tempo. Muitos inventos não prosperaram por falta de materiais apropriados ou apresentavam um custo de industrialização muito alto. Com as atuais técnicas de metalurgia, materiais sintéticos e principalmente eletrônica, muita coisa já inventada passou a fazer parte do nosso cotidiano; quatro válvulas por cilindro, duplo comando, fluxo cruzado, são coisas que encontramos até no carro estacionado na esquina... êpa, começou tudo de novo! :-)
|